quarta-feira, 9 de março de 2011

ninjas famosos

Hanzo Hattori

O mais famoso Ninja da história foi, sem sombra de dúvida, Hanzo Hattori Masashige (1541-1596). Sua família era conhecida por reger a parte central da região de Iga. Devido sua grande habilidade, aos 16 anos já era conhecido como "Hanzo o fantasma" e mais tarde como "Hanzo o demônio" (Oni no Hanzo). Seus muitos méritos lhe deram um grande reconhecimento, levando-o a ser condecorado com o comando dos Samurais de Hassenshi. Um fato a ser ressaltado era sua ligação com seu Senhor, Tokugawa Ieyasu, de quem era chefe da policia secreta e responsável pela rede de informações. Hanzo Hattori morreu em uma batalha naval, em 4 de Dezembro de 1596, quando comandava uma frota que lutava contra os Ninja de Fuma Ryu em Kanagawa. Após a sua morte, muitos de seus descendentes adotaram o nome de Hanzo Hattori. Por este motivo acredita-se que diversos feitos da lenda Hanzo Hattori, entre eles a autoria do Ninpiden (texto clássico do ninjutsu), tenham sido na verdade desempenhados pelos sucessores e erroneamente transmitidos entre as gerações como de Hanzo Hattori Masashige.

 

Sandayu Momochi

Sandayu Momochi foi o segundo Jonin Ninja mais conhecido da província de Iga, região da qual sua família era responsável por reger a parte sul. Para esconder sua identidade possuía três casas e três famílias. Registros indicam que o principal lugar em que viveu, durante a década de 1570, foi a vila de Ryugu Sanbonmatsu, onde era considerado um dos líderes. Sandayu Momochi provavelmente morreu pouco tempo depois da invasão de Iga, em 1582, por Oda Nobunaga. Sua cova foi encontrada em 1960 no velho terreno da família, perto da vila de Nabari, no pé da montanha Oka-One, aproximadamente 24 quilômetros de Iga-Ueno. Ela estava localizada em uma colina perto de uma de suas casas.


Nagato Fujibayashi

Nagato Fujibayashi foi o terceiro líder Ninja mais famoso da região de Iga. Não se sabe muito sobre a família Fujibayashi, apenas que Nagato regia a parte norte de Iga e que um de seus membros, Fujibayashi Yasutake, escreveu um dos mais famosos clássicos do ninjutsu, o Banseshukai. Segundo diz a lenda, Nagato Fujibayashi e Sandayu Momochi eram na verdade a mesma pessoa, isso devido aos inúmeros fatos e coincidências ocorridos ao longo de suas vidas.

Kotaro Fuma

Kotaro Fuma Nobuyuki (†1603), nascido em Ashigarashimo (data desconhecida) na província de Sagami (atualmente distrito de Kanagawa) e de sobrenome Kazama (que com a troca de um caractere se transforma no nome Fuma ou demônio do vento), foi o líder de um clã de aproximadamente 2.000 pessoas, entre homens, mulheres e crianças, que vagavam pelas montanhas próximas a Hakone, pilhando alimentos dos habitantes. Os Fuma foram um grupo minoritário no Japão e, ao contrário de outros grupos ninja, não se dividiam em jonin, chunin e genin, mas reportavam direto ao seu líder. Devido suas inigualáveis habilidades de guerrilha, foram contratados pelo fundador do clã Hojo, Hojo Soun, que optou por tê-los ao seu lado para consolidar o controle sobre a região, ao invés de lutar contra eles. Em 1603, sete anos após ter vencido e matado Hanzo Hattori em uma batalha naval, Kotaro foi capturado pelos remanescentes da polícia secreta de Hattori e executado como um bandido comum.


Yagyu Jubei

Yagyu Jubei era um renomado bugeisha em seu tempo. Mas os detalhes de sua vida, mesmo poucos anos após sua morte, se tornaram incertos devido a contos não comprovados sobre suas aventuras. A imagem popular de Yagyu Jubei Mitsuyoshi era a de um guerreiro valente vestido de preto, com o cabelo preso em forma de rabo-de-cavalo, uma bainha cobrindo seu olho direito cego (fato não comprovado pelas ilustrações da época), e um chapéu que tornavam suas características mais obscuras. Segundo diz a lenda, ele viajava incógnito e sacava sua espada para salvar inocentes de malfeitores. No caso de Jubei, a falta de documentação sobre sua vida tornou inevitável que houvessem especulações. Mesmo assim, ele era considerado um espadachim habilidoso, provindo de uma família de espadachins ilustres, cujos membros estavam profundamente envolvidos nas ações que levaram Tokugawa ao poder. Alguns dizem que ele morreu em casa, em 1650, mas a versão mais confiável seria a de que ele faleceu em uma pequena vila chamada Oh-kawahara Mura, perto de Yagyu No Sato, enquanto caçava falcões, aos 44 anos de idade.


Sasuke Sarutobi

Conhecido por suas acrobacias, Sasuke Sarutobi, cuja tradução do sobrenome significa o macaco saltador, foi um dos mais conhecidos Ninja do Japão feudal. Seus feitos são contados em histórias infantis a várias gerações, mas supõe-se que a maioria deles tenham sido escritos muito tempo depois de sua morte. Ele era tido como um ninja de habilidades acrobáticas e lealdade absoluta. Dizia-se que viveu nas árvores com os macacos e que sua habilidade atlética era tanta, que podia desviar-se do guerreiro mais hábil apenas abaixando-se e saltando dos golpes da espada

Seiko Fujita

Considerado por muitos como o último autêntico Ninja do Japão, Seiko Fujita nasceu em 13 de agosto de 1899, em Tokyo. Ele foi o 14º soke de Wada Ha Koga Ryu Ninjutsu e, de acordo com os relatos, aprendeu este estilo de Ninjutsu com o avô. Durante a segunda guerra mundial, comandou um grupo das forças especiais japonesas, buscando informações e cumprindo todo tipo de missão, além de ter sido instrutor em diversas academias de treinamento de tropas. No pós-guerra, quando foi proibida qualquer prática de artes marciais, participou do Ryukyu Kobujutsu Honzon Shinkokai (sociedade para a promoção e preservação das artes marciais clássicas) e ajudou a manter vivo o conhecimento milenar de diversos estilos de arte marcial. Faleceu em 1966, aos 66 anos, vítima de cirrose, sem deixar qualquer representante de seu estilo, tendo dado enfâse antes de sua morte que seus conhecimentos sobre o Ninjutsu morreriam com ele.

2 comentários:

  1. Eu fiz um curso de Ninjutsu tokakuri da Bujinkan do Brasil e adorei! Hoje eu sou 5º Dang de Kung Fu método Hiep-Khi-Dao e adoraria saber se o meu ídolo Sho Kosugi o ator era Ninja?

    ResponderExcluir